* Ivan Cavalhero, budista, músico e futuro escritor, por Vanessa Guedes
Evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente para acabar com o ciclo de sofrimento, despertando o entendimento da realidade por meio de princípios de preservação da vida e da moderação, disciplina moral, concentração meditativa e sabedoria.
Deus, com poder de criação, salvação ou julgamento, não há. Mas não nega a existência de seres sobrenaturais.
Afirma que insatisfação, impermanência e ausência de um eu independente são as três marcas da existência e difunde seu ensinamento pelas Quatro Nobres Verdades.
A primeira é sobre o sofrimento em si: nascimento, envelhecimento, enfermidade, morte, tristeza, lamentação, dor, angústia, desespero, apego.
A segunda, sobre a origem do sofrimento, este desejo que conduz a existência, acompanhado pela cobiça e pelos prazeres.
A terceira nobre verdade é sobre cessar o sofrimento: o desaparecimento total daquele desejo, o abandono, a renúncia, a libertação.
A quarta nobre verdade, que conduz ao fim do sofrimento, é o Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta.
A intenção era presentear um amigo com palavras gentis. O fato é que o presente foi meu. Eu agradeço, Ivan, por me despertar ao novo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário