sexta-feira, abril 18

trechos*

.quatro..
O líquido agia na língua árida até afogar o corpo que caiu de susto ou de coma.

Foi só um susto, não foi?, ouviu Madeinusa sorrindo em deboche, bem ali, ambos deitados numa palha fina malhada de pulgas de uma cama biscate. Era um deboche puro, o deboche mais bonito do mundo.(...)

Madeinusa é a Eva de Ilmo de todas as eras e de todas as ervas-daninhas. Dela veio o pecado adocicado em aminoácidos, citrato, enzimas mil, flavina, frutose, proteínas e vitamina C. Se Ilmo soubesse falar, confessaria sua devoção em palavras mal ditas. Mas quem é coragem para aceitar as bases alcalinas dentro de seu meio hostil e ácido é Madeinusa, que se abre em pele e pêlos para receber a pele e os pêlos de apenas mais um qualquer um. (...) Juntos são um casal de culpas e de ninguém.

Desses acasos nada por acaso ele grudou-se a ela como catarro na garganta e, por mais que ela o pigarreasse, Ilmo não a deixou. Ela aceitou abocanhar-lhe, engolir suas maldades, chupar-lhe a vida para alimentar-se da vida de alguém. (...) Em um não sei por que da natureza humana, deram-se e receberam-se falsamente, cheiraram-se, comeram-se, cuspiram-se, fingiram-se da felicidade mais feliz. E fodiam-se com descaso, com vingança, com rancor. Ilmo a amava.

*Trechos de Romance das Secreções, o primeiro romance de Vanessa Guedes

2 comentários:

Ana Paula Marques disse...

Sua literatura é sua. E estilo, você sabe, é o que diferencia uma escritora de uma escrivinhadora.
Sou sua fã.
Quero ler o romance antes das editoras!
bj

Unknown disse...

Que muito bom isso, minha literata, minha futura Clarice. Torço por sua liberdade, por seu instintinto criativo, pela força de sua paixão.

e com um beijo, te amo.

ƒ