quarta-feira, dezembro 31

O ano do sol

Chega dezembro e é batata: corro pra banca da esquina e compro a Nova, a revista da mulher tarada, só pra ler o horóscopo do novo ano que já vem. Em 2008, caiu a ficha e finalmente percebi que as previsões mês a mês nada de significantes traziam: tudo é resolvido com uma lingerie sexy e um novo apetrecho na cama. Então resolvi largar esse vício. Neste ano, comprei a Marie Claire. Chique é ser inteligente.

Foi lá que descobri que 2009 é o ano do astro-rei. Festa para os leoninos, que são regidos pelo Sol. Já para os librianos, fala-se de mudança de casa, mudança na carreira, mudança na família, mudança nas finanças. Era praticamente a campanha do Obama. Mas parodiando Diogo Mainardi num comercial da GNT, “em 2009 eu quero tudo igualzinho, com menos chuva, talvez”.

Tudo, tudo igualzinho: não. Eu gosto de mudar. Minha franja, vítima de todo amor e ódio deste ano, que o diga. E eu gosto de gente que gosta de mudar, de gente que quer. Se você é assim, eu te gosto. E quero que você, que me lê, tenha seus quereres realizados.

E já que as vontades estão sendo reveladas, eu quero para mim um ano com prazeres imediatos, como bolo de cenoura com chocolate, e relações concretas com a famíla e os queridos amigos. Quero ter dinheiro pra viver sem preocupações, impostos justos e um trabalho compensador. Quero estar bonita e feliz. Quero tempo pra lavar o carro, ir no salão, dormir oito horas por noite. Quero política que não nos envergonhe. Menos trânsito, por favor. Mais tolerância, sempre.

Um ano com o sol como regente é para se ter cautela e entrega. O calor que queima, acolhe. O brilho que ilumina, cega. Por isso equilíbrio é meu maior desejo para todos nós, com relações humanas no sentido mais bonito que humanidade pode ter. Uma vida em sociedade, em harmonia, em paz.

E já tá bom desse discurso, que de Madre Tereza, meus amores, eu não tenho nada.

3 comentários:

PrimaGêmea disse...

Pra começar o ano bem, te ler!
Tantas coisas queremos e tantas vamos realizar em 2009.
A primeira que quero é jantarzinho aqui em casa, como há muito não fazemos. Tenho receitas novas pra vocês e um barrigão que precisa ser visto e vivido antes de ir embora.
Beijo no seu coração.
Tati

Anônimo disse...

van, adorei este texto.
adorei a oração.
fiquei feliz agora.
e seja feliz em 2009 e sempre.
bjs,
dani padilha

Unknown disse...

minha guria,
não sei o que busco quando procuro teu blog, mas gosto do que encontro.
eu te desejo tudo o que tu deseja pros outros.
eu nos desejo vermo-nos mais em 2009.
um beijo
tha