terça-feira, janeiro 8

cine-promessa

Quinta-feira passada a Tríade assistiu ao filme mais decepcionante do verão: O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA. Minha devoção a Garcia Marques impediu-me de ver a película sem olhos críticos. Fiquei triste com o frenético mosaico de cenas: o diretor se perdeu em takes curtos, cortes secos, desconexos. Nem a atmosfera cult do Reserva Cultural salvou a noite. Foi decepcionante por tudo.

Mas logo fui presenteada com duas obras maravilhosas exibidas no Unibanco, admiradas em companhia do meu gostoso.

Sábado, meia-noite: A VIDA DOS OUTROS
A nata da arte da Alemanha Oriental está sob constante vigilância do Partido. Acontece que o escritor queridinho, que até então estava acima de qualquer suspeita, passa a ser vigiado. E aí começa a magia: o araponga designado para espioná-lo é tocado pela arte, pela música e pela poesia. Pela vida dos outros. Ele inventa banalidades em seus relatórios e, por conta disso, o Partido não descobre que os escritores estão preparando um manifesto para divulgar as barbáries desta Alemanha pré-queda do muro. Por conta desse manifesto, começa uma pressão social para acabar com a divisão da Alemanha. A transformação do espião cruel em cidadão é fantástica! Filmaço!

Domingo, 20h: VIAGEM A DARJEELING
O pai morreu, a mãe sumiu, e então três irmãos americanos embarcam numa viagem (que deveria ser espiritual) à Índia. A viagem é feita de trem e lá os três brothers expurgam seus fantasmas: um tem um relacionamento psicótico, outro está fugindo de ser pai e outro tem certeza que dinheiro é tudo. Fora o problema de convivência entre os três, que é amenizado quando fatos da vida despertam “o Deus interior” de cada um. Sabe A pequena Miss Sunshine? O humor negro é no mesmo tom. Bom demais! Perfeito para um passeio de domingo.

Prometi que em 2008 irei ao cinema no mínimo duas vezes por mês. Sem muitos planos, já bati a meta de janeiro e ainda quero mais: o próximo da lista será EM PARIS.

Nenhum comentário: