quinta-feira, agosto 16

agressões

Quem disse que a vida é fácil?
Ninguém. Todo mundo sabe que não é.
Porém poderia ser mais harmoniosa, mais justa.

Começou com o banal, com uma prestação de serviço. Fui à Sapataria do Futuro da Vl Nova Conceição pedir o conserto do ziper do pé esquerdo da minha bota preta predileta e pinceladas de cola nas solas dos dois pés. Pedi em primeiro de agosto e eis o primeiro desgosto: o pé direito sumiu, o acabamento ficou um lixo, não passaram a cola, não entregaram no prazo. A mocinha que agora tenta me ajudar, depois do arregaço que eu fiz, me ligou para perguntar o que é essa tal de propaganda boca-a-boca negativa que eu falei ontem. Respondi como prestadora de serviço que sou: vai eu esquecer de entregar uma campanha no prazo, vai eu danificar o produto do meu cliente, vai eu perder informações - simplesmente eu tô fudida! Alguém duvida?

Segundo ato. No carro, absorvida pelo trânsito da Santo Amaro. Paro o dial quando ouço a locutora: "é o seu dinheiro que eles querem continuar sugando até 2011". A Jovem Pan FM relata a extensão da CPMF, aquele que era um imposto provisório. Em 2003, nossos representantes se comprometeram a findar tal imposto em dezembro deste ano. Porém, nosso amado Governo solicita que o prazo se extenda. Mais impostos para regar os pastos do Renan. Já puta por dentro da roupa mas ainda firme, vem a próxima notícia sobre o porteiro que assassinou a arquiteta. Os demais moradores achavam o jovem rapaz de 32 anos um doce, que sempre abria a porta do elevador e adorava crianças. Hitler era vegetariano, adorava artes, não bebia e não fumava. Alguém duvida?

Agora, de brinde, um desrespeito ao cidadão pedestre que todos somos. Ainda no trânsito, lutando para atravessar os três quilometros entre minha casa e meu trabalho, o sinal verde surge e eu não acelero. Não acelero porque um senhor ainda não terminou de atravessar a rua. O imbecil da Ranger atrás de mim buzina, se esgoela, dá farol alto às nove da manhã. O senhor atravessa, olha para mim e sorri. Para o filha da puta da Ranger, uma mensagem: eu acredito em justiça divina e em violência urbana. Alguém duvida?

Assédio moral e sexual juntos às 9h30? Sim, também temos. Vindo da pracinha onde estaciono, vejo dois "distintos" jovens senhores (provavelmente casados e com filhas ou irmãs ou primas e cujo trabalho consiste em fazer a segurança de um prédio residencial) revirar os olhos, contorcer a boca, coxixar, dar risinho asqueroso, desde o início do quarteirão até quando passo por eles, quando sou obrigada a ouvir "aquele" tipo de comentário nojento. Mulher, independente, bem-sucedida e humilhada diariamente com comentários machistas de baixo-calão. Alguém duvida?

Não, amigos. Ainda não terminou. No elevador, indignada e já pensando em relatar tudo isso aqui, encontro com a atendimento no elevador. Então recebo a notícia de que o cliente quer que usemos uma logomarca horrorosa criada pela agência de propaganda, que tentou se aproximar ao nosso conceito criativo mas cagou no pau. Alguém duvida?

São Paulo tem hoje um lindo dia de agosto, um sol morno e um céu azul acinzentado. É dia de celebração. É noite de amigos. Ainda dá tempo de corrigir o rumo. Eu não duvido.

Nenhum comentário: