quarta-feira, outubro 10

Street art salva hotel no centrão

Bem ali no centro antigo de São Paulo, na tal Cracolândia, os paulistanos observam as iniciativas privada e pública com a mão na massa – e no bolso – em prol da restauração do patrimônio arquitetônico da cidade. Mas, para um hotel que há 30 anos lutava sozinho pela sobrevivência, esta iniciativa bateu na trave.

O projeto parou há um quarteirão da esquina formada pelas ruas Conselheiro Nébias e General Osório. É lá que o Gávea Hotel resiste corajosamente, mas quase dando adeus para a cena paulistana, principalmente depois que um F1 Hotel aportou na outra esquina, lá onde o projeto de revitalização está a toda.

Seu Amaral, o dono, é um radical apaixonado por Harley Davidson há 80 anos. E radicalizou de vez: cansou de ver o seu pedaço no escanteio e chamou Luciana Campos, arquiteta expert em cenografia, para transformar o Gávea Hotel em um hotel temático – adivinha de que? – de motos. Nasceu assim o Daytona Art Hostel, homenagem à cidade onde ocorre o maior encontro de motoqueiros do mundo.

A street art é a pérola do projeto. Para dar toda a atitude urbana contemporânea que o Daytona merece, o grafite é para a arquitetura do hotel o que a tatuagem é para os motociclistas. E por isso muita gente bacana foi aderindo ao projeto de coração flamejando.

Luciana mergulhou nesse mundo e conheceu Highraff, artista de fama internacional que também se apaixonou pela idéia e convidou Binho Ribeiro, um dos maiores grafiteiros do Brasil e engajadíssimo na cena da street art, que se empolgou completamente na hora. A identidade visual de fortes amarelos, vermelhos e pretos é criação de Luciana e do designer Fernando Spinola (o Mujek OW).

A grana escassa transformou o difícil em solução à moda brasileira: Binho montou um evento para grafiteiros e conseguiu patrocinadores que contribuíram com material ou dinheiro.

Agora o resultado: 10 artistas ficarão hospedados em dez quartos, transformando paredes e corredores num templo à street art e às motos invocadas.

A maratona começa dia 11 (5a feira) e termina dia 13 (sábado), quando todos comemoram a proeza na cobertura do Hotel e os quartos ficam abertos à visitação. Boa pedida para quem vai ficar morgando em Sampa neste feriadão.

Vá lá:
Daytona Art Hostel
Rua Conselheiro Nébias, 445 (esquina com General Osório)
Visitação: sábado, 13 de outubro, a partir das 17h.

Nenhum comentário: