segunda-feira, fevereiro 25

rituais e crenças

Adoro um ritualzinho.
Dias 31 de dezembro entro no mar com um pedaço de papel que carrega todos os planos e desejos do ano que está acabando. Dissolvo o papel na água e rezo em agradecimento.
Dias primeiros de janeiro me recolho num canto quieto das casas normalmente tumultuadas onde estou e projeto o próximo ano. Marco tudo num papel que será entregue ao mar no último dia do ano.
Faço isso desde que me lembro gente.

Acredito em cada coisa!
Três pulinhos pra São Longuinho, mão na orelha pra achar vaga no estacionamento, banho de sal grosso do pescoço pra baixo, mordida no sutiã se a orelha está pelando de tanto falarem mal de mim. Quando bato o cotovelo, não grito de dor porque sei que quem amo está pensando em mim e, se eu gritar, ele pára de pensar. Mas se tropeço, já sei que alguém está de olho nele, e mando o recado coreografado: não dou, não dou, não dou, é meu, é meu, é meu.
Faço desde criana e levo adiante sem pudor.

Mas o que eu mais adoro é me entregar ao ritual levanta-moral-e-todo-resto.
É assim: acorde num sábado de manhã descontente com sua loirice e com suas unhas carcomidas e vá ao centro de recuperação feminina a curto prazo para fazer de um tudo: manicure, pedicure, tintura, depilação, limpeza de pele e massagem. A longo prazo, apele ao endocrinologista a fim de eliminar aqueles malditos quatro quilos que toda mulher acha que deve extinguir.
E, para tudo isso, dá-lhe Visa: porque a vida é agora.



Não se assuste se, durante o processo, você se transformar em um bagaço. O fim justifica e o resultado há de ser bom a beça.
Mas vale mais acreditar que o melhor de tudo é rir das paspalhadas em que você se mete. Isso sim é certeiro para a auto-estima.


p.s.: a múmia ao lado, acreditem, ficou com pele de pêssego. Mas, pra dar uma força ao tempo, decidiu comprar seu primeiro creme anti-rugas noturno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Van, já te falei que sou sua fã?
Pois então...
Bjs,
DP